Tevisa

A Empresa

Estrutura da Termelétrica Viana S/A

Fundada em 2007, a Termelétrica Viana S.A. (TEVISA) opera no Distrito Industrial do município de Viana (ES), gerando energia a partir de equipamentos movidos a óleo combustível (OCB1).

Em 2007, a empresa foi vencedora do leilão A-3 de energia de reserva, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e adquiriu o direito de operar uma Usina Termelétrica (UTE) com capacidade instalada de 170,76 megawatts (MW) até o fim de 2024. Posteriormente, essa potência foi elevada a 174,6 MW, suficiente para abastecer cerca de 630 mil residências com consumo médio de 200 kwh/mês.

No mesmo ano, a TEVISA foi adquirida pelo fundo FIP Brasil Energia, administrado pelo banco BTG Pactual, que possui como principais quotistas o PETROS, BNDESPar, Real Grandeza, FUNCEF, BBDI, entre outros grandes fundos de pensão de empresas estatais.

Em janeiro de 2010, a obra foi concluída, sendo a única instalação que cumpriu o prazo estabelecido pelo leilão. E em 2012, por determinação do Governo Federal, a planta passou a operar em regime continuado para dar suporte energético ao Sistema Interligado Nacional (SIN) diante do agravamento da crise hídrica.

Código de Ética e de Conduta

O documento a seguir estabelece os padrões de conduta da Termelétrica Viana (“Companhia”), que são baseados na legalidade, boa-fé, moralidade, eficiência, probidade, transparência, publicidade, honestidade e imparcialidade.

Para conferir o código na íntegra, acesse: Código de Conduta.

Missão:

Contribuir para a segurança energética do Sistema Interligado Nacional, gerando energia elétrica de forma eficiente e confiável, com rentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Visão:

Ser uma referência no seu segmento, por atuar de forma eficiente e sustentável, garantindo a qualidade do serviço, o retorno de seus acionistas e a satisfação de seus colaboradores.

Valores:

  • Ética e Comprometimento
  • Segurança, Saúde e Bem Estar
  • Sustentabilidade
  • Estímulo à Educação Continuada

Marcos do Empreendimento:

Período Descrição
Julho/2007 Leilão n° 002/2007-ANEEL – Participação da TEVISA no 4° Leilão de Energia Nova A-3 com a adjudicação a seu favor e formalização de 36 Contratos de Compra de Energia no Ambiente Regulado – CCEARs junto a concessionárias de distribuição;
Agosto/2007 Incorporação da Sociedade de Propósitos Específicos – SPE Termelétrica Viana S.A. pela Wärtsilä do Brasil Ltda. para construir, possuir e explorar uma planta termelétrica de geração de energia a partir de motores de combustão a óleo combustível OCB1, com capacidade instalada de 170,76 MW;Aquisição de 80% do Patrimônio Líquido da SPE Termelétrica Viana S.A. pelo FIP Brasil Energia, administrado pelo banco BTG Pactual;
Janeiro/2008 Formalização do contrato de Operação & Manutenção das instalações da Termelétrica Viana S.A. junto à Wärtsilä do Brasil Ltda.;
Agosto/2008 LP – GCA/SAIA n° 190/2008/CLASSE IV – Obtenção da Licença Prévia do Empreendimento junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente – IEMA do Estado do Espírito Santo;LI – GCA/SAIA n° 197/2008/ CLASSE IV – Obtenção da Licença de Instalação do Canteiro de Obras (terraplenagem) junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente – IEMA;Início das Obras Civis;
Outubro/2008 LI – GCA/SAIA n° 277/2008/ CLASSE IV – Obtenção da Licença de Instalação do Empreendimento junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente – IEMA;Aquisição pelo FIP Brasil Energia junto à Wärtsilä Brasil Ltda. da sua participação remanescente no capital da TEVISA, tornando-se único acionista do empreendimento.
Janeiro/2009 Elevação da capacidade instalada autorizada pela ANEEL de 170,76 MW para 174,6 MW;
Abril/2009 Início da Montagem Eletromecânica;
Julho/2009 Formalização do contrato de financiamento de longo-prazo do empreendimento junto ao BNDES;
Outubro/2009 Emissão do Parecer de Acesso pelo ONS;
Novembro/2009 CUST n° 059/2009 – formalizado junto ao ONS;
Dezembro/2009 Início da Operação em Teste dos Grupos Moto-Geradores 1 a 20;LO – GCA/SAIA n° 397/2009/ CLASSE IV – Obtenção da Licença de Operação do Empreendimento junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente – IEMA;
Janeiro/2010 Início da Operação Comercial dos Grupos Moto-Geradores 1 a 20;

Tevisa - Termelétrica Viana S/A

Todos os direitos reservados à Termelétrica Viana S/A © Desenvolvido por